sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação!

Este dia 16 de Outubro, celebra-se a nível mundial o Dia da Alimentação! E como o Força Jovem está sempre atento aos problemas da sociedade, especialmente aos que afectam os jovens da nossa sociedade, decidimos comemorar este dia abordando um dos problemas relacionados à alimentação e que tanto tem destruído os nossos jovens: ANOREXIA E BULIMIA!




 
O QUE É?
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afecta alguns rapazes.

No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de
auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying.

A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.


Bulimia nervosa é uma
disfunção alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência e de 3 a 7% da população, embora seja difícil mapear o real número de pessoas que sofrem da doença, uma vez que ela está cercada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar seu problema. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres.

A pessoa bulímica, de acordo com os critérios diagnósticos do CID 10, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa e tentativas para evitar o ganho de peso com jejuns, exercícios, vómitos auto-induzidos, laxantes, diuréticos e/ou enemas.

SIMTOMAS:

  • Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
  • Prática excessiva de actividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Os anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréctico pensa que tem um peso acima do normal.
  • Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
  • Diminuição ou ausência da libido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção eréctil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
  • Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
  • Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
  • Depressão profunda.
  • Tendências suicidas.
  • Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
  • Obstipação grave.

A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima.


GRUPOS DE RISCO:
A anorexia nervosa afecta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres).


Uma das grandes causas destes distúrbios alimentares é a falta de auto-estima, o sentimento de inferioridade, a falta de confiança...

Mas TU TENS VALOR! TODOS NÓS TEMOS VALOR! E NINGUÉM MERECE O TEU SOFRIMENTO.

Por isso se estás a passar por esta situação ou talvez seja um jovem que se sente desvalorizado, podes contar com a nossa ajuda! O Força Jovem tem pessoas que gostam de ti e que querem, junto contigo, travar o caminho da vida ;)

Esperamos por ti! E nunca te esqueças: Ser Jovem é nunca deixar de SONHAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário