terça-feira, 19 de outubro de 2010

Matrimónio - o detalhe: Véu


         Ela vai amadurecendo, conhecendo vários tipos de pessoas e no meio dessas pessoas encontra um alguém definitivamente, diferente de todas as outras, eles se conhecem, o relacionamento fica mais sério, namoram 6 meses e acontece umas das coisas que para mim é tão emocionante como o nascer de um filho(a), o esperado Matrimónio. Eles preparam tudo perfeitamente, que remédio né? Só se casa uma vez na vida, pelo menos assim que minha avó me ensinou. Muitos matrimónios hoje em dia recebem um prémio quando iniciado: o famoso ‘Kit Divórcio’.

         Infelizmente, hoje ainda casa-se pelo dinheiro do futuro marido ou da futura esposa ou até dos dois, para aumentar a riqueza dos pais, entre várias coisas mas principalmente o pessimismo. que vem entregando aos récem-casados o 'Kit Divórcio'. Muito ouve-se hoje: “há muitos divórcios nunca vou me casar e se me casar o divorcio não vai tardar”, pronto já era. O que acontece para os outros não quer dizer que tenha que acontecer connosco necessariamente e se acontecesse porque não nos espelharmos no que é bom, naquele casamento que parece de cinema? Porque quando temos um ‘SUFICIENTE’ na escola dizemos: “ah ta bom, o colega ali teve ‘INSUFICIENTE’ ”. Porque não nos espelhamos no colega que teve ‘MUITO BOM’? Reflicta mais nas suas acções, você só não alcança aquilo que quer por falta de confiança em si próprio e em Deus: “Confia no SENHOR e faze o bem: habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37. 3-5).

          No casamento tudo é preparado perfeitamente e você já parou para pensar: “porque algumas noivas usam véu?” Não? Então presta muita atenção:
O véu é uma peça misteriosa pois ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza da donzela. Hijab (véu), quer dizer, em árabe, ‘o que separa duas coisas’. O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa. O véu dá a noiva uma aura angelical, quase divina, por isso é considerado símbolo da pureza e foi incorporado ao traje da noiva, devendo então ser sempre no tom branco. Historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimónio como prova de virgindade e da cor branca para ressaltar a pureza.
O véu é um acessório que oferece charme e requinte para a noiva, assim como o vestido longo, dá-lhe a impressão de estar se trajando como uma princesa, o véu vai alem, tornando-a uma autêntica rainha!

No casamento judeu e em grande parte do cristianismo a noiva usa um véu durante a cerimónia. A tradição tem origem na história de Rebeca e Isaque:
“Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, eis que vinham camelos. Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu. O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. Isaque conduziu-a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe.” (Génesis 24:63-67. Para uma melhor compreensão da história leia o capitulo 24 inteiro de Génesis)

Na fé,

Wesley Silva.

1 comentário:

  1. Muito interessante a história do véu :D
    Realmente a Biblia tem resposta para tudo! E ainda há quem diga que a Biblia é um documento desactualizado... Pois, não parece nada!!!
    Deus continue abençoando o FJ!

    ResponderEliminar