terça-feira, 12 de outubro de 2010

Porque andam as mulheres irritadas?


                                       Síndrome pré-menstrual
                      



A síndrome pré-menstrual ( conhecida no Brasil como, TPM: tensão pré-menstrual) é uma dor de cabeça mensal para muitas mulheres. Irritabilidade, tensão mamária e abdominal são o rosto mais visível do problema, cujas causas ainda não são totalmente conhecidas. A toma da pílula e o seguimento de um estilo de vida saudável podem ser aliados da mulher no combate à síndrome pré-menstrual. Mas, para melhor tratar, é fundamental perguntar-lhe o que sente.

A síndrome pré-menstrual evidencia-se pelo surgimento de "um conjunto de sinais e sintomas que têm carácter cíclico: precedem a menstruação uma semana ou dias e desaparecem espontaneamente, para voltar no ciclo seguinte", explica Daniel Pereira da Silva, director do Serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.


As causas?


            Apesar de não se conhecerem ao certo as causas da síndrome pré-menstrual, a prática clínica e a investigação nesta área têm apontado os benefícios de um tratamento centrado em quatro dimensões: 
  • técnicas de relaxamento, 
  • aumento da actividade física, 
  • ingestão de magnésio 
  • e toma de contraceptivos orais (pílula).

O que dizem os estudos?

Os resultados dos estudos mais recentes realçam a necessidade de inquirir a mulher sobre o tipo de sintomas pré-menstruais que apresentam e procurar o melhor tratamento para os combater. As recentes investigações têm colocado a tónica no papel positivo da pílula no alívio dos sintomas pré-menstruais.
O director do serviço de ginecologia do IPO de Coimbra indica que "na literatura mais recente, encontram-se alguns trabalhos que mostram bons resultados com as pílulas com drosperinona." Estes resultados têm tido, segundo explica, uma aplicação bem sucedida na prática clínica.

Assim, "à semelhança da contracepção, o recurso à pílula afigura-se uma boa escolha para atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual". Outra opção "é prescrever uma pílula de baixa dosagem de formacontínua, sem pausas, durante três ou mais ciclos".

Sem comentários:

Enviar um comentário