domingo, 5 de dezembro de 2010

Jovem e o 1º emprego

      

       Depois dos estudos concluídos (ou não) a procura pelo 1º emprego torna-se algo constrangedor em alguns casos, pois é. Isso porque para você ser contratado em muitos casos existe a famosa e temida por muitos: 'ENTREVISTA', mas abaixo fica algumas dicas para você se sair bem e se tudo o que está abaixo for colocado em prática, verá que a Entrevista não era nenhum bicho de 7 cabeças. Confie em você!

10 dicas para quem busca o 1º emprego:

1 - Estar limpo, bem arrumado, cabelos e unhas bem aparados. Se tiver cabelos compridos, amarre-os, se não quiser cortá-los.

2 - Roupa social é sempre o mais indicado. Preste atenção nos detalhes, sapatos limpos e engraxados, roupa bem passada e devidamente abotoada. Pode não parecer, mas se você não prestar atenção, que está te contratando vai prestar.

3 - Ao entrar na sala do entrevistador seja educado e formal, tomando a iniciativa de cumprimentá-lo com bom dia e estendendo a mão. Palavras somo Sr., Sra., Srta., devem ser usadas sempre que julgar necessário, ao perceber que a pessoa é muito formal.

4 - Tenha confiança em você mesmo, mas só fale sobre o que sabe e pode fazer. Não minta jamais.

5 - Não utilize gírias ou termos técnicos demais, seja claro e objetivo.

6 - Não use demais as mão para "falar". Gestos demais e muita movimentação são sinais de nervosismo e insegurança. Roer unhas e mexer demais nos cabelos também.

7 - Seja honesto e diga sempre que não entendeu algo, quando ele se referir a alguma atividade profissional que poderá vir a desempenhar. Pergunte sobre detalhes da atividade e se mesmo assim não enteder, diga que não sabe do assunto.

8 - Enfatize bastante suas qualidades profissionais e suas áreas de conhecimento. Suas qualidades pessoais também deverão ser colocadas a vista. Mostre liderança, tolerância e capacidade de absorver informações.

9 - Seja cordeal em todos os momentos, mesmo se o entrevistador mostrar descaso com sua entrevista. Isso pode ser apenas um teste. Mostre também interesse sobre a empresa e entusiasmo sobre o que poderá vir a fazer.

10 - Mesmo se for recusado na entrevista, mostre ânimo e cordialidade. Hoje você não foi o escolhido, mas amanhã poderá ser.

" Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem." Salmos 128.2

Sem comentários:

Enviar um comentário