quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ALIMENTOS QUE COMBATEM A DEPRESSÃO




Os alimentos que você coloca no prato podem garantir uma vida saudável e ainda combater a depressão. Seguir uma dieta saudável, com verduras, frutas e peixes diminui diminuir os riscos de apresentar os sintomas do chamado mal do século.
Veja abaixo alguns alimentos que combatem a depressão e adicione-os ao seu cardápio diário. Para que estes alimentos antidepressivos possam fazer efeito, o ideal é que sejam consumidos pelo menos três vezes por semana.
  • O arroz integral é uma ótima fonte de vitamina B1 e B2 e ácido fólico, que diminuem o nível da homocistina, uma das substâncias que causam a depressão. 
  • Os cereais integrais são fontes de carboidratos, mas também oferecem vitaminas do complexo B e ácido graxo ômega 3. 
  • A aveia e a soja são recomendados para quem quer se alimentar bem e ficar longe da depressão.
  • Consumir leite e iogurte desnatados ajuda no controle da irritação, graças ao cálcio contido nesses alimentos. Além disso, o leite é fonte de tirosina, ligada à produção de dopamina e adrenalina que causam sensação de alegria.
  • Invista também nas frutas: banana, abacate, melancia, mamão, limão e tangerina entram na lista de alimentos que combatem a depressão e fazem a pessoa se sentir mais feliz. Assim como maçã e laranja, que fornecem ao organismo o ácido fólico, considerado um regulador do humor.
  • O repolho, a couve e outras folhas de tom verde escuro, como o espinafre, são mais alguns exemplos de alimentos ricos em ácido fólico. Este ácido que atua na manutenção dos níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar e que também está presente no grão-de-bico.
  • O consumo de peixe nas refeições é uma alternativa saudável, além de ser fonte de ômega-3 e vitaminas do complexo B, que diminuem o risco de depressão. 

Para aproveitar os benefícios desses antidepressivos naturais, o ideal é consumir peixe pelo menos duas vezes por semana. O salmão, a sardinha e o atum são boas opções.

Sem comentários:

Enviar um comentário